Bom, começaremos do começo...
No Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de Junho, enquanto em países europeus e nos EUA comemora-se o "Valentine's Day" em 14 de Fevereiro.
O dia de São Valentim era, originalmente, mais uma celebração litúrgica e teria sido removida do nosso calendário pelo Papa Paulo VI em 1969.
"The original "St. Valentine" was a liturgical celebration of one or more early Christian saint named Valentinus.
This celebration was deleted from the General Roman Calendar of saints in 1969 by Pope Paul VI."
"A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação ao amor como romance chega após o final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado."
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.