Nem sempre é fácil motivar os alunos para o aprendizado. Existem pessoas que têm vontade e curiosidade para aprender uma segunda língua, mas outras simplesmente “precisam” aprendê-la, mas nem sempre "querem" e o “precisar” pode não ser suficientemente motivador.
O que fazer então nesses casos? Pode-se tentar criar um ambiente agradável, propor aulas interessantes e trazer o conteúdo para mais perto da realidade do aluno.
Muitas vezes o interesse do aluno pode ser bem maior se ele conhecer mais sobre a cultura dos países que falam o idioma estudado.
Ressaltam-se três pontos importantes,relacionados a esse assunto, para serem usados em sala de aula:
- Sempre que possível mostre aspectos interessantes da cultura dos países que falam a língua que você está ensinando. Você pode falar de muitas coisas interessantes nas áreas de esportes, alimentação, feriados, vestuário, relacionamento e etc ….
- Compare aspectos culturais desses outros países com a cultura brasileira. Quando falamos de esportes, por exemplo, e comparamos Brasil e Estados Unidos sempre daremos um colorido maior à aula se falarmos da diferença do soccer e do American football.
- Sempre que possível utilize material autêntico:letra de música, poemas, discursos de políticos, manchetes de jornais. É só uma questão de estar atento ao grau de dificuldade do material e se for o caso usar apenas parte dele.
Com essas dicas tenho certeza que suas aulas serão mais interessantes e motivadoras.